Projeto de concessão da gestão de resíduos sólidos dos municípios da região avança após audiência pública


Santa Maria avança na discussão de um novo modelo de gerenciamento dos resíduos sólidos em conjunto com os municípios da Região Central do Estado. Na manhã desta terça-feira (11), uma audiência pública com os integrantes Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (CIRC) serviu para apresentar o diagnóstico de cada cidade para a atualização do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). As sugestões para o plano podem ser enviadas dentro dos próximos 15 dias através do formulário.

Agora os próximos passos incluem a entrega do plano à Caixa Econômica Federal, para posterior consulta pública a ser realizada no segundo semestre deste ano. Ao final, a depender do andamento das etapas, a concessão dos serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos de origem doméstica dos 32 municípios participantes deverá ser leiloada na Bolsa de Valores, B3. A concessão terá duração de 30 anos.

“Precisamos progredir neste tema tão relevante. A consciência ambiental é o caminho para avançarmos com responsabilidade para um futuro melhor. Eu tenho certeza que colheremos bons frutos nos próximos anos”, reforçou o prefeito Rodrigo Decimo durante a abertura da audiência.

Conforme a secretária adjunta de Meio Ambiente, Charlene Stefanel, presente na iniciativa, a pasta acompanhará de perto a destinação de resíduos, também em contato com as associações de recicladores, de modo a contribuir para redução dos impactos ambientais.

O plano está em estudos com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada (FEP Caixa), com assessoramento da Caixa Econômica Federal e apoio técnico do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Presidência da República, Ministério das Cidades e consultoria técnica especializada.

MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO CIRC

Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Sêca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul.

Texto: Gabriel Marques 
Fotos: Samuel Marques (PMSM)