O IFFar – Campus Júlio de Castilhos deu um importante passo rumo à sustentabilidade com a implementação de composteiras domésticas, uma ação que nasceu da colaboração entre dois projetos institucionais: o projeto de extensão Feira “Dando Alma ao Alimento” e o projeto de ensino Educação Ambiental: reavaliando hábitos e reinventando as relações entre os seres humanos e a natureza. Ambos são coordenados pela servidora Simone Saydelles da Rosa, e demonstram como a articulação entre ensino, extensão e comunidade pode transformar práticas cotidianas em ações de impacto ambiental positivo.
A iniciativa visa conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da compostagem e do reaproveitamento de resíduos orgânicos. Para facilitar a participação, duas lixeiras específicas foram instaladas em locais estratégicos do campus: uma na cozinha do Prédio Administrativo e outra ao lado da Quentuxa, próxima ao bar. Os resíduos coletados nesses pontos são utilizados nas composteiras, transformando lixo orgânico em adubo natural, que pode ser reaproveitado em atividades desenvolvidas no próprio campus.
Além de reduzir significativamente o volume de resíduos enviados a aterros, a ação busca promover uma cultura ambiental mais consciente. O envolvimento de estudantes e servidores/as tem sido essencial nesse processo, conforme Simone. Em 2024, a estudante de Agronomia Nediane Camargo de Quevedo produziu um vídeo explicativo, um folder educativo e uma composteira didática, usada para orientar feirantes sobre o processo de compostagem. Em 2025, outras alunas do curso de Agronomia se integraram ao grupo e passaram a confeccionar e distribuir composteiras aos feirantes interessados, ampliando o alcance da prática para além do campus.
Simone destaca que a proposta dos projetos vai além da infraestrutura: trata-se de uma construção coletiva de novos hábitos, mais sustentáveis e conscientes, tanto no ambiente acadêmico quanto nas residências dos participantes. Ao transformar resíduos em soluções, os projetos mostram como pequenas ações podem gerar grandes mudanças.
Fonte e fotos por Secretaria de Comunicação IFFar Campus Júlio de Castilhos
Comentários