Realizou-se no dia 17 de novembro o 1º Pedal da Saúde. Ciclistas do Grupo de Pedal Galerananet de Júlio de Castilhos e demais grupos saíram de Val de Serra, 4° distrito do município, e dirigiram-se para a 145° Romaria ao Santuário Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Quarta Colônia de Imigração Italiana, na Linha Quarta em Silveira Martins.
O pedal era aberto a quem desejasse participar. Foi divulgado pelos grupos de pedal Galerananet, JCycle e La Sierra/Juventude.
Alguns ciclistas vieram diretamente da cidade de Júlio de Castilhos, enquanto outros marcaram um encontro de saída, a partir do Bifão Restaurante em Val de Serra.
Ao chegar ao Santuário Nossa Senhora da Saúde, os(as) ciclistas acompanharam a Missa das 10h e depois se organizaram para o almoço, compartilhando juntos o tradicional churrasco, risoto e doces.
Na pedalada realizaram fotos no Santuário Nossa Senhora da Saúde, na Igreja dos Três Mártires (em Três Mártires, 2° distrito de Júlio de Castilhos) e no monumento da Uva (trevo de acesso Ivorá – Júlio de Castilhos). Em algumas paradas foram feitas breves explicações e curiosidades sobre os locais. Também foi apresentado o trajeto do Circuito Cicloturistico Coração do Rio Grande, que no município de Júlio de Castilhos, é contemplado na região sul, entre Val de Serra e Três Mártires.
Após a ida ao Santuário Nossa Senhora da Saúde, o pedal seguiu pela Estrada Secundária de Três Mártires até Boca da Picada até o Sabores da Cabana (Boca da Picada, em Ivorá), para conhecer o local, fazer uma parada e tomar o tradicional sorvete e açaí.
Durante o pedal de volta para Val de Serra, os(as) ciclistas pegaram pancadas de chuva durante o trajeto, que ajudou a refrescar e amenizar o calor intenso feito durante o dia.
Esse foi o I Pedal da Saúde.
A ideia é manter ao menos um pedal nesta época do ano, que seja alusivo à saúde, consequentemente a Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Quarta Colônia de Imigração Italiana.
Comentários