Rede Notre Dame fortalece missão educativa com visitas pastorais às escolas


Cinco escolas da Rede de Educação Notre Dame receberam, neste mês de maio, a visita da Direção Educacional da Rede, acompanhada pelas Coordenações da Pastoral e da Pastoral Juvenil. Os encontros foram marcados por momentos de escuta, troca de experiências e fortalecimento dos vínculos que unem a missão educativa e evangelizadora das instituições Notre Dame.

A visita teve como propósito acompanhar de perto o cotidiano escolar, dialogar com as equipes e renovar o compromisso conjunto com uma educação que integra excelência acadêmica, valores humanos e formação espiritual.

Na região central do Estado, a Escola Santa Catarina, de Santa Maria, foi uma das instituições visitadas. “Foi um momento de grande importância, que renovou nosso compromisso com a missão Notre Dame e fortaleceu o espírito de unidade e dedicação que nos move diariamente”, destacou a diretora Déborah Brum.

Na cidade vizinha, São Sepé, o diretor da Escola Madre Júlia, Clides Loreto Pereira, afirmou que a visita foi motivo de alegria e entusiasmo para toda a comunidade escolar. “Tanto a visita canônica da nossa Superiora Provincial quanto a visita pedagógico-pastoral proporcionaram vivências que fortaleceram e reanimaram os valores e o carisma Notre Dame em nossos estudantes e colaboradores. Além disso, foi muito significativo o espaço de escuta junto à equipe diretiva, momento em que pudemos apresentar o contexto da unidade à mantenedora, celebrar conquistas e discutir desafios”, relatou.

Em Júlio de Castilhos, a diretora da Escola Maria Rainha, Irmã Caciane Quatrin, classificou o momento como muito proveitoso. “Esses encontros reforçam e alinham as práticas educativas de uma escola em Pastoral, possibilitando um trabalho que visa à formação integral dos educandos, fundamentado no carisma Notre Dame”, explicou.

Durante a passagem pelas escolas, os representantes conheceram projetos em andamento, dialogaram com educadores e estudantes e partilharam perspectivas sobre o caminho formativo proposto pela Rede. O mesmo ocorreu em Taquara, na visita ao Colégio Santa Teresinha.
“Para o Colégio Santa Teresinha, receber a equipe pastoral-pedagógica é uma oportunidade valiosa para fortalecer nosso propósito de promover uma educação sólida com valores cristãos. Por meio do encontro com estudantes, grupos específicos, professores e colaboradores, pudemos transmitir à equipe as vivências que tornam o Santa uma escola verdadeiramente comprometida com a educação Notre Dame”, destacou a equipe diretiva do colégio, carinhosamente conhecido como “Santa”. E acrescentou: “Essa troca enriquecedora nos permitiu refletir sobre nossas práticas e reafirmar nosso compromisso com a formação integral de nossos estudantes.”

Para os visitantes da Rede Notre Dame e da Pastoral Escolar-Juvenil, os encontros reafirmam a vitalidade do carisma Notre Dame vivido no dia a dia da comunidade escolar. Isso também pôde ser observado em Canoas, durante a visita ao Colégio Maria Auxiliadora. A diretora da instituição, também conhecida como CMA, Ana Margarida Chiavaro, avaliou que a presença da Pastoral expressou o cuidado com toda a comunidade escolar e teve um significado profundo para a escola, pois fortaleceu sua identidade institucional e o compromisso com a missão Notre Dame.
“Caracterizou-se como um tempo de escuta, acolhimento e valorização da escola como comunidade de aprendizagem. É uma oportunidade para reconhecer e celebrar as boas práticas já existentes, fomentar o espírito de colaboração e construir, de forma conjunta, caminhos que tornem a escola um espaço ainda mais acolhedor, humano, solidário e comprometido com a educação de excelência e com os princípios do carisma Notre Dame”, resumiu Ana Margarida.

As visitas terão continuidade nas demais unidades da Rede Notre Dame, conforme destacou o diretor educacional, Germano Passoello:
“Seguimos unidos na missão de educar com amor, fé e compromisso, inspirados pelo exemplo de Santa Júlia Billiart e fortalecidos pela presença de quem caminha junto.”

Fonte e fotos por:  Rede de Educação Notre Dame  (Divulgação)