Reinaugurada da Casa do Artesão Fazendo Arte em Júlio de Castilhos


Uma cerimônia, realizada na tarde do sábado (23) marcou a reinauguração da Casa do Artesão, na Praça Manoel Alvarenga, em Júlio de Castilhos. Associação dos Artesãos Fazendo Arte localizada na Praça Manoel Alvarenga, com espaço  exposição permanente e venda das peças produzidas por artesãos da cidade.

O evento que reuniu populares, Governo do Município com o prefeito Bernardo Dalla Corte e parlamentares do âmbito legislativo municipal, como representante José Adriano Meneghel Martins – Pixulim -,, Fepraf com Clarice Trennpohl, Marisete Rockenback.

A senhora Carla Pereira, que foi a primeira presidente recebeu um Mimo da Primeira Dama Marciane Ceolin Dalla Corte, como forma de reconhecimento por toda dedicação e trabalho realizados pela Casa do Artesão.

Aatual presidente, Cláudia Araújo  entregou  “Mimo” para familiar da Senhora Eledir Langone, que teve uma preocupação muito grande com a Casa do Artesão.

Casa do Artesão, que tem como atual presidente Claudia Suzane Argenta Araújo.  é um espaço onde os artesãos castilhenses têm a oportunidade de participar, de forma organizada, de exposições e/ou comercialização de suas obras, nas comunidades locais e fora do município.

Casa do Artesão:,

O artesanato castilhense sempre se destacou onde esteve presente. Nas obras cuidadosamente criadas, sempre foi possível observar além da inspiração e dedicação do Artesão também a representatividade da cultura de nossa região em cada trabalho decorativo e utilitário confeccionado.

Esta casa foi construída na Administração do Sr. Romeu Martins Ribeiro no ano de 2003 com a finalidade de ser um Quiosque, para que nos dias de eventos festivos no Palanque Oficial, houvesse a possibilidade de comercialização de lanches e bebidas, bem como a utilização dos sanitários.

No ano de 2009 ficou sob a responsabilidade da Secretaria da Agricultura na pessoa do Sr. Ildo Trevisan que destinou a mesma para a Associação dos Artesãos de Júlio de Castilhos, a qual foi fundada no mesmo ano visto que estavam locando um espaço na Rua Barão do Rio Branco.

A primeira presidente desta Associação foi a Senhora Carla Pereira, logo após assumiu o senhor Caio Portella que por motivos de saúde precisou se afastar ficando então como presidente, a senhora Eledir Langone.

A Casa esteve fechada por um período. No ano de 2021 os artesãos começaram a se organizar novamente e reativaram o CNPJ da Associação, realizaram um grande movimento com o poder Executivo, Legislativo e a sociedade em geral que foi imprescindível para chegarmos neste momento e assegurar um local que seja permanente e sem custos para comercialização dos artesanatos. O funcionamento será nas sextas-feiras e sábados das 9h ás 11:30h e das 14h às 17h.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO CLICA AQUI

]