Buscando desenvolver o potencial do turismo religioso em Santa Maria, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, promoveu na manhã de sábado (22) o trajeto turístico de reconhecimento do roteiro realizado pelo Diácono João Luiz Pozzobon. A iniciativa teve como propósito reconhecer o trajeto, bem como fortalecer o turismo religioso contínuo e preparar o local para a celebração do jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que será celebrado em setembro deste ano (saiba mais abaixo), ocasião esperada a presença de mais de mil delegações, inclusive da Europa e Índia.
O ponto de partida foi na Casa Museu João Luiz Pozzobon (Avenida Osvaldo Cruz, nº 697, Bairro Nossa Senhora das Dores) passando pela Capelinha Branca (Bilibio), Capelinha Rosa (Vila Floresta), Capelinha Azul (Cerrito), com conclusão no Santuário de Schoenstatt. O itinerário foi guiado pelo padre Vitor Hugo Possetti e percorrido pelo prefeito Rodrigo Decimo, vice-prefeita Lúcia Madruga e secretários de Município.
“O turismo religioso já é uma realidade na região, e essa caminhada proporcionou uma vivência real, permitindo visualizar desafios e oportunidades. O Diácono João Luiz Pozzobon tem devotos em inúmeros países e Santa Maria recebe peregrinos todo final de semana. Com a sua provável beatificação, esse turismo crescerá de forma exponencial. Nosso objetivo é o desenvolvimento turístico religioso ordenado, com planejamento, para que, de forma qualificada, o turismo religioso seja parte da matriz econômica do Município”, explica o secretário de Turismo, Ewerton Falk.
75 ANOS DA CAMPANHA MÃE PEREGRINA
A celebração do jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) será realizada em Santa Maria entre os dias 10 e 14 de setembro, no Santuário da Mãe e Rainha (Av. Nossa Sra. das Dores, 849). A programação conta com encontro internacional, Congresso João Luiz Pozzobon, e a tradicional Romaria da Primavera. Mais informações podem ser conferidas neste link.
Texto: Lenon de Paula
Fotos: Samuel Marques / PMSM
Comentários