Sob a temática de um novo olhar sobre a gestão pública, atrelando questões que envolvem governança, sustentabilidade e inovação, ocorre, a partir da próxima segunda-feira, 5, a 41ª edição do Congresso de Municípios da Famurs. O evento promovido pela entidade acontece pela segunda vez no Recanto Maestro.
Com expectativa da participação de pelo menos 1 mil pessoas, o evento inicia na segunda-feira com a recepção e credenciamento dos participantes do encontro. No segundo dia, o Presidente da Famurs e Prefeito Municipal Paulinho Salerno realiza a abertura, ao lado do Presidente da AMCentro e Prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahim. Na oportunidade, ocorre a assinatura do termo de cooperação entre a Famurs e a Imembuí Microfinanças, possibilitando a ampliação do programa de acesso ao microcrédito para micro e pequenos empreendedores. Restinga Sêca, aliás, aderiu ao programa ainda no ano passado, com R$250 mil aportados ao empresariado local.
Ao longo da primeira manhã, ocorre o Prêmio IGM/FCA de Governança Municipal; painéis de parceiros das gestões municipais; de captações de recursos para fundos em imposto solidário; créditos de carbono; o painel sobre Pacto Federativo, apresentado pelo Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. À tarde, a educação entra em pauta com o Cidades Educadoras; a contratação de serviços de tecnologia e a inteligência artificial na gestão pública chamam o público a pensar no presente e no futuro das cidades; o transporte intermunicipal tem seu espaço, assim como o planejamento estratégico da SICT 2023/2026. Na oportunidade, também será realizada a assinatura do termo entre o FGTAS e o município de Restinga Sêca, para criação da Agência FGTAS/SINE, hoje apenas balcão de atendimento e um novo painel de parceiros municipalistas.
Na última manhã de debates, as cidades inteligentes estarão na pauta, bem como soluções da Caixa Econômica Federal para os municípios; o “lixo zero” e boas práticas de sustentabilidade e finalizando, o Congresso, o ESG na gestão pública, que é uma jornada de transformação dos negócios e envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos
Comentários