Rio Grande do Sul é o estado que mais recebeu turistas estrangeiros no primeiros quatro meses de 2025

Com recorde de mais de 1,1 milhão de visitantes estrangeiros, estado passou por uma catástrofe climática em 2024, mas mostra que está pronto para continuar recebendo turistas


[Foto: Divulgação/Embratur-Sebrae]

O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais recebeu visitantes internacionais nos quatro primeiros meses deste ano. Foram 1.144.558 turistas, o que representa um aumento de 93,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 591.592 estrangeiros visitaram as terras gaúchas. Os números são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.
  A América do Sul foi o principal continente emissor de turistas para o Rio Grande do Sul, com 1.137.073 turistas vindos ao estado. Desses, somente da Argentina, foram 951.776 turistas no primeiro quadrimestre deste ano. Em seguida está o Uruguai, com 168.448 visitantes estrangeiros. Paraguai e Chile aparecem logo em seguida entre os principais emissores de visitantes para o estado.
   Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o recorde no número de chegadas entre janeiro e abril mostra que o estado gaúcho conseguiu se recuperar após a catástrofe climática ocorrida no ano passado. “O Rio Grande do Sul passou por um grande desafio de recuperação neste ano. Com o registro do maior número de turistas internacionais do país no primeiro quadrimestre deste ano, o estado prova sua resiliência, sua tenacidade e a força da sua recuperação. A gente sempre diz que o turismo é um modelo econômico com capacidade de transformar para melhor a economia de uma região e está aí a prova”, afirmou.
 Mais recordes

O recorde do estado segue a tendência nacional. Conforme divulgado pela Embratur, de janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 turistas internacionais. O resultado estabelece mais um recorde para o período e já representa 64% da meta anual prevista pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê a entrada de 6,9 milhões de turistas estrangeiros neste ano. A nova marca representa o melhor desempenho já conquistado para o primeiro quadrimestre desde o início da série de registros, em 1970.
  Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 51% no fluxo internacional, o que demonstra o efeito direto das ações de promoção e articulação realizadas em conjunto pelos setores público e privado. Somente no mês de abril, o Brasil recebeu 686.239 turistas estrangeiros, um aumento de 72% em relação a abril de 2024, o equivalente a quase 288 mil visitantes a mais.
   Além disso, o país já ultrapassou a metade da meta total de visitantes internacionais prevista para 2027, que é de 8,1 milhões. Os números refletem o crescente interesse global pelo Brasil, impulsionado por suas belezas naturais, diversidade cultural e por estratégias eficazes de promoção internacional.
   O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, avalia o bom resultado do quadrimestre a partir dos esforços que vêm sendo aplicados pela agência na promoção internacional do Brasil. “A imagem positiva que o Brasil constrói no mundo é responsável direto por esse resultado. Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade, que tem compromisso com o futuro do planeta. Aliado a isso, nosso trabalho na Embratur tem conseguido ampliar a nossa conectividade área em patamares muito superiores ao observado no resto do mundo”, disse.
  “Lançaremos o Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, um novo marco, que torna política de estado o trabalho que estruturamos de organizar a promoção do Brasil com inteligência de dados e estratégias segmentadas para cada perfil de turista. Quanto mais visitantes internacionais, mais movimentação na nossa economia, mais receita gerada, mais emprego e renda”, reforça Freixo.
  Principais emissores

Em âmbito nacional, a Argentina também aparece como principal país emissor, com mais de 2,1 milhões de turistas no primeiro quadrimestre, o que corresponde a um aumento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado (1,07 milhão). Em seguida está o Chile, com 333.592 visitantes, 29% a mais do que de janeiro a abril de 2024. Na terceira posição, os Estados Unidos, com 305.932, um acréscimo de 21,68%.

 

Fonte Embratur