Foto: Walterson Rosa/MS
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), começou, nesta quarta-feira (26/3), a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a gripe (influenza), com 356 mil doses. O início oficial da campanha está programado para o dia 7 de abril, mas os municípios podem dar início à vacinação assim que receberem as unidades.
Ao todo, o público-alvo da estratégia no Rio Grande do Sul é composto por mais de 5,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde por serem de maior risco de agravamento ou de maior exposição.
Uma das novidades a partir deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. Ou seja, a vacinação a esses públicos fica disponível ao longo do ano todo (a partir da chegada das doses).
Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
Segundo os dados do Governo do Estado, Júlio de Castilhos
4.234: pessoas com mais de 60 anos,
302: crianças de 6 meses a 2 anos
1.042: crianças de 2 a 6 anos
151: gestantes
25: puérperas
7: indígenas
537: trabalhadores de saúde
752: pessoas com deficiência permanente
1.230: pessoas com comorbidades
370: professores.
79: população Privada Liberdade
TOTAL 8.748
Apesar da vacina passar a ficar disponível durante todo o ano nas unidades de saúde, a recomendação é que a população alvo busque se vacinar quanto antes, preferencialmente antes do inverno, época de maior transmissibilidade de vírus respiratórios.
Fonte: Ascom SES
Edição Alcir61
Comentários