Dando continuidade na discussão de um projeto para um novo modelo de gerenciamento dos resíduos sólidos, em conjunto com os municípios da Região Central do Estado, Santa Maria sediou uma reunião na manhã desta sexta-feira (27). A iniciativa foi para dialogar sobre o alinhamento e fazer uma nova apresentação do projeto para prefeitos, secretários e procuradores jurídicos de 32 municípios. Na oportunidade, eles também fizeram perguntas e puderam tirar dúvidas. A reunião foi realizada no LabCriativo (Mercado da Vila Belga, no Distrito Criativo Centro-Gare.
A reunião contou com a participação dos integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (CIRC) e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), e serviu para apresentar a estruturação do projeto de concessão para os 32 municípios.
O prefeito Rodrigo Decimo participou da reunião e destacou a relevância do assunto.
“Estamos numa fase importante deste caminho que iniciou em 2020 e que percorremos até agora. Decisões devem ser tomadas ainda neste ano, inclusive colocar o edital em andamento. Este assunto que envolve o destino dos recursos sólidos deve estar bem elucidado para cada gestor, por isso, todos que ainda têm dúvidas sobre o processo em andamento, devem sanar com os representantes da Caixa e do CIRC”, salientou o prefeito Rodrigo Decimo, que também é vice-presidente do CIRC.
As tratativas com os municípios seguem no decorrer de 2025 e os próximos passos incluem a entrega do plano à Caixa Econômica Federal, para posterior consulta pública a ser realizada no segundo semestre deste ano. Ao final, a depender do andamento das etapas, a concessão dos serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos de origem doméstica dos 32 municípios participantes deverá ser leiloada na Bolsa de Valores, B3. A concessão terá duração de 30 anos.
Além do prefeito Rodrigo Decimo, representando o Executivo de Santa Maria estiveram o procurador geral, Guilherme Cortez, a procuradora geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Clarissa Duarte Pillar, a secretária de Planejamento e Administração, Liana Ebling, Superintendente de Serviços Públicos de Saneamento, Ivan Nazaroff. Representando a CEF participaram o superintendente de governo, Jair Guerra, Gilberto Mezzomo, Paulo Pithon, líder do projeto pela Caixa, e pela Consultoria da Caixa Ecosanear, Silvano Costa. Já pelo CIRC, acompanharam a reunião o presidente e também prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Phaim, entre outras autoridades.
MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO CIRC
Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Sêca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul.
Texto: Diniana Rubin
Fotos: João Alves
Comentários