Foi realizada na tarde de segunda-feira, 25 de Novembro, às 15 horas, a 30ª Sessão Plenária Ordinária de 2024. Inicialmente foi lembrado aos vereadores sobre o envio por e-mail da Ata da 29ª Sessão Ordinária, realizada dia 18 de Novembro, tendo esta sido entendida como recebida e lida por todos e, posteriormente, aprovada.
Depois de encerrados os trabalhos da Sessão Ordinária, passou-se à Sessão Solene para entrega das Moções de Reconhecimento nº 01/2024, nº 03/2024 e nº 04/2024.
Alcir Antônio Garlet Trentin
————————————————————————–
A Moção de Reconhecimento nº 03/2024, foi proposta pelo vereador Sadi Müller (Suíço – PSB) durante a 16ª Sessão Plenária, realizada dia 1º de julho de 2024, sendo aprovada por unanimidade. Representa uma homenagem ao senhor Alcir Antônio Garlet Trentin, pelos relevantes serviços prestados à comunidade castilhense, merecendo o reconhecimento desta Casa Legislativa. Sr. Trentin nasceu em Nova Palma, em 1940, sendo o filho primogênito de uma família de sete irmãos. Posteriormente, a família mudou-se para São João dos Mellos; depois, para o Cerrito. Aos 14 anos, a família mudou-se novamente, quando o pai passou a trabalhar na granja do senhor Saulo Barros. Com 15 anos, vinha para a cidade estudar mecânica automotiva com o senhor Francisco Mello. Aos 17 anos a família mudou-se para a granja do senhor Miguel Waihrich Filho, onde hoje é a o Assentamento Santa Júlia. Lá, Sr. Trentin foi contratado como empregado, para conduzir trator e colheitadeira.
Casou-se com Tereza Marlene Fontoura Trentin em 1960. Seu primeiro filho, Itamar, nasceu um ano depois. De 1961 a 1963 trabalhou na granja do senhor Antônio Pigatto, em Nova Palma, onde nasceu o segundo filho, Lorivan. A partir de 1964, trabalhou por três anos como eletricista da obra de instalação das câmaras frias da Cooperativa Castilhense de Carnes. Em 1967 nasceu a filha Jaqueline. Neste mesmo ano, foi admitido na Cooperativa de Carnes, onde trabalhou por cerca de 10 anos.
Com o passar dos anos, em 1977, Sr. Trentin percebeu que nossa cidade estava deficiente de profissionais nas área de refrigeração, hidráulica e elétrica. Neste mesmo ano nasceu seu quarto filho, Aloísio.
Fundada então a empresa “Refrigeração Frontin”, seu Trentin passou a prestar serviços não só em Júlio de Castilhos, mas também a atender as cidades de Nova Palma, Salto do Jacuí, Tupanciretã e Quevedos, já que haviam poucos profissionais especializados neste segmento.
Em Nova Palma ele conheceu as fábricas de móveis, em especial a da família Piovesan, e teve a ideia de empreender também neste ramo em nossa cidade. Junto com a refrigeração passaria, então, a revender móveis. O comércio foi crescendo e, em 1985, abriu a empresa “Loja Trentin”, com sede no bairro Santa Isabel. No mesmo ano, optou por deixar os serviços de refrigeração aos cuidados do filho Itamar.
Em 1986, recebeu da ACCIJUC o título de “Comerciante do Ano”.
Entre 1988 e 1990, com apoio dos administradores da COTRIJUC, do Prefeito da época, bem como do senhor Lenir Mattiazi, e de alguns vizinhos do bairro Santa Isabel, liderou a execução do projeto para arborização da Praça da Cotrijuc. Comandou o plantio de muitas árvores de médio e grande porte, onde hoje a comunidade pode desfrutar de muita sombra e também de um espaço para o lazer, recreação e esportes.
Em 2004, ainda com a loja de móveis em atividade, recebeu o convite do senhor Lenir Mattiazi para ser o tesoureiro do Salão Paroquial da Igreja Matriz, função que desempenhou até o final das obras de construção.
Em 2006, já aposentado, decidiu encerrar as atividades da loja de móveis, locando seu prédio, situado na Avenida Borges de Medeiros, para as Lojas Becker.
Em 2010, depois de concluída a obra do Salão Paroquial, Sr. Trentin foi convidado a ser o responsável pela conservação deste espaço comunitário, onde atuou até o final de 2021, tendo trabalhado, portanto, cerca de 17 anos à frente da manutenção e conservação do Salão Paroquial.
Por toda esta trajetória de dedicação ao trabalho e serviços prestados à comunidade, senhor Alcir Antônio Garlet Trentin recebeu esta Moção de Reconhecimento do Poder Legislativo Municipal.
Fonte e foto por: Assessoria Imprensa Câmara ( Carla Fonseca)
Comentários