Foto Cesar Lopes / PMPA
A quarta edição do South Summit Brazil em Porto Alegre se encerrou nesta sexta-feira, 11, destacando a força da inovação e a resiliência gaúcha na reconstrução pós-enchente do ano passado. Em três dias, passaram pelo Cais Mauá 23 mil pessoas, entre elas, representantes de 62 países, além de 800 speakers e mais de 900 investidores. A quinta edição do evento está confirmada para 25, 26 e 27 de março de 2026 na Capital.
Em meio a um cenário global desafiador, o evento reuniu líderes, startups e investidores que provaram: é nas crises que surgem as ideias mais transformadoras. No fim da tarde, foram reveladas as vencedoras da competição de startups (ver abaixo).
“Fizemos uma edição histórica. O South Summit se torna um símbolo da solidariedade, da reconstrução e da resiliência. Foram três dias intensos em que grandes nomes da inovação e do empreendedorismo circularam pelo Cais Mauá. Também vivenciamos um South Summit democrático, da participação popular e da periferia. Uma plataforma de oportunidades, negócios, conexões e aprendizados. E isso só foi possível pela união e dedicação de todos os parceiros e equipes que somaram esforços e tornaram esse evento ainda mais grandioso” – Prefeito Sebastião Melo.
O governador Eduardo Leite reforçou a força do Estado na realização do evento e lembrou que 45% dos participantes do South Summit são estrangeiros, o maior percentual já registrado. “Este evento permite que olhemos a nossa capacidade de inovação. Precisamos de colaboração para enfrentar as mudanças climáticas’’, disse Leite.
“O povo gaúcho não mede esforços para se reerguer. Tivemos que reconstruir não apenas estruturas desde o ano passado, mas também uma sociedade resiliente para enfrentar tudo que ocorreu aqui”, destacou o CEO do South Summit Brazil, José Renato Hopf, referindo-se à tragédia climática.
“Foi um South Summit mágico, que criamos juntos e cujas ideias ajudarão a formar uma sociedade melhor”, completou a fundadora do evento na Espanha, Maria Bejumea.
POA Stage – Um dos destaques deste ano foi o POA Stage, espaço montado junto ao estande principal da Prefeitura de Porto Alegre e que abriu espaço para discussões como sustentabilidade, tecnologia, alimentação, resiliência e cultura. Em três dias, ocorreram 15 atividades no POA Stage, com 60 palestrantes e público aproximado de 500 pessoas.
South Generation – Mais uma vez, o debate sobre inovação saiu dos muros do Cais Mauá e chegou ao Auditório Araújo Vianna no South Generation. O evento descentralizado, realizado na quarta-feira, 9, reuniu mais de 1,5 mil alunos de escolas municipais e estaduais para discutir a tecnologia e a inovação como meios de transformação social.
Competição de startups – Neste ano, foram inscritas 2.129 empresas de 79 países para a competição de startups. Entre as 10 finalistas, estavam a Jusfy Serviços de Internet, de Santa Maria, e a Terramares, de Rio Grande. Confira as vencedoras:
Melhor Equipe – Altave (Brasil)
Mais Escalável – Justify (Brasil – Santa Maria – RS)
Mais Disruptiva – Nano Grow (Uruguai)
Mais Sustentável – 1.5°C (Brasil)
Global Winner – Atacama Biomaterials
South Summit Brazil – As três edições anteriores do South Summit Brazil em Porto Alegre (2022, 2023 e 2024) registraram público total de 65 mil pessoas; 9,3 mil startups inscritas e quase 2 mil investidores, gerando impactos significativos na economia local. O South Summit coloca Porto Alegre na rota dos eventos internacionais e consolida a capital gaúcha como um polo de inovação, acolhimento e empreendedorismo.
Fonte Texto por: Cristiano Vieira PMPA
Comentários