Temporal causa transtornos em cidades do Rio Grande do Sul.
-
O Inmet publicou um alerta vermelho, válido até 12h desta sexta-feira (9) para áreas do Oeste e Centro-sul gaúcho, indicando grande perigo de tempestade.
Júlio de Castilhos, durante a noite da quinta-feira (08) e o inicio da manhã desta sexta-feira (09), registra 75 mm de chuva. Ventou muito forte durante a madrugada, mas não há relatos de danos devido ao vendaval com chuva forte. Na comunidade do Cerrito interior do município de Júlio de Castilhos, registro de 100 mm de chuva. Localidade próxima de Val de Serra com 120 mm de chuva neste período.
Em Santa Maria, na Região Central, a chuva provocou a queda de um muro de uma escola. Segundo a direção, as aulas estão mantidas, pois a estrutura afetada não compromete a rotina no local. Dos 40 bairros da cidade, 15 registraram alagamentos. Outros municípios da Região Central também foram afetados.
De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a RS-287 precisou ser bloqueada na altura do km 167 devido à água que se acumulou sobre a pista. Conforme relato de ouvinte da Rádio Gaúcha, o Arroio Barriga está passando por cima da pista em Novo Cabrais, interrompendo o fluxo entre Santa Cruz e Santa Maria.
Conforme a Climatempo Meteorologia, com base em dados do Cemaden, ao menos sete municípios do RS registraram um acumulado de chuva superior a 100 mm nas últimas 24 horas.
-
Cachoeira do Sul – 188,2 mm
-
Faxinal do Soturno – 162,6 mm
-
Alegrete – 147,2 mm
-
Rosário do Sul – 144,4 mm
-
Caçapava do Sul – 134,8 mm
-
São Borja – 133,8 mm
-
Em Faxinal do Soturno, na Região Central, o acesso entre a cidade e Ivorá está interrompido, de acordo com os bombeiros voluntários.
Em São Pedro do Sul, São Sepé e Vila Nova do Sul, aulas foram canceladas total ou parcialmente. Em alguns casos, o transporte escolar não pôde ser feito para o interior dos municípios.
Fonte Portal G1/RS e GZH
Comentários