A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), publicou o Edital de Vagas Complementares para ingresso no segundo semestre de 2025. Ao todo, são oferecidas 433 vagas em 32 cursos de graduação presenciais, distribuídos no campus sede, em Santa Maria, e nos campi descentralizados de Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.
Podem se inscrever pessoas que tenham participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2020 e 2024. Caso o candidato tenha feito mais de uma edição, o sistema selecionará automaticamente a maior pontuação obtida.
Também é necessário ter obtido, no mínimo, 300 pontos na redação do Enem do ano escolhido para a inscrição.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de julho. Antes de se inscrever, é fundamental ler atentamente o Edital nº 045/2025, disponível no site ufsm.br/prograd.
O documento apresenta o cronograma completo da seleção, o quadro de vagas, as orientações sobre as oito modalidades de cota (voltadas a quem cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública) e os modelos de documentação exigidos para cada uma.
Cada CPF pode ser utilizado para uma única inscrição, sendo válida a última realizada.
Durante a inscrição, é importante preencher corretamente o endereço de e-mail e o questionário socioeconômico, pois as informações prestadas serão utilizadas para determinar em quais cotas o candidato poderá concorrer.
Caso seja classificado por determinada cota, será necessário comprovar todas as condições declaradas — sejam étnico-raciais, socioeconômicas ou de pessoa com deficiência — sob pena de indeferimento e perda da vaga.
Mesmo que determinada cota não ofereça vaga imediata, é possível realizar a inscrição, pois o edital prevê a migração de vagas entre cotas, conforme critérios estabelecidos.
Cronograma:
-
8 de julho: Publicação da lista preliminar de inscrições homologadas, junto ao edital.
-
11 de julho: Divulgação da lista definitiva de inscrições homologadas, após período para recursos.
-
14 de julho: Publicação da lista preliminar de classificados.
-
17 de julho: Divulgação da lista definitiva de classificados, também acompanhada de edital.
As pessoas classificadas pelas cotas étnico-raciais (para quilombolas, pretos, pardos e indígenas), pelas cotas para pessoas com deficiência ou pela cota de escola pública e baixa renda (código LB_EP) deverão confirmar sua vaga entre os dias 18 e 22 de julho, acessando o Portal de Confirmação de Vaga da UFSM e anexando a documentação exigida.
Classificados pela ampla concorrência e pelas demais cotas deverão apenas aguardar o e-mail de deferimento ou indeferimento, com as devidas orientações.
Até o dia 24 de julho, será divulgado, junto ao edital, o cronograma das webconferências obrigatórias via Google Meet, destinadas aos candidatos das cotas étnico-raciais e de pessoas portadoras de deficiência. As sessões ocorrerão entre 28 e 29 de julho, e os links serão enviados por e-mail às pessoas convocadas.
Todos os candidatos devem acompanhar diariamente sua caixa de entrada, incluindo as pastas de spam e lixo eletrônico, para verificar mensagens da UFSM.
Em caso de indeferimento, será concedido um prazo para que o candidato retorne ao Portal de Confirmação de Vaga, a fim de corrigir ou complementar informações ou documentos, conforme as instruções recebidas por e-mail.
Em caso de deferimento, a mensagem trará o número de matrícula e as instruções para o primeiro acesso ao Portal Estudantil, bem como orientações para o início das aulas, previsto para 4 de agosto. A matrícula será realizada automaticamente pela UFSM, e as disciplinas aparecerão diretamente no sistema do(a) estudante.
É responsabilidade da pessoa interessada acompanhar as atualizações do edital, incluindo homologações, convocações, erratas, retificações ou alterações no cronograma.
Dúvidas devem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos da Prograd, pelo e-mail: [email protected].
—
Assessoria de Imprensa
Universidade Federal de Santa Maria
Comentários