UFSM realiza evento para capacitar professores no uso de metodologia para intercâmbio virtual


Na próxima terça-feira (18), a partir das 8h30, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM realizará o evento BRaVE/COIL Experience: Capacitação Docente para Educação Global na UFSM”. O principal objetivo é capacitar atuais e futuros docentes para o uso da metodologia BRaVE/COIL (Brazilian Virtual Exchange/Collaborative Online International Learning), um modelo de ensino que permite que professores de diferentes instituições ao redor do mundo desenvolvam atividades acadêmicas conjuntas em ambientes virtuais, promovendo uma intensa troca científica e cultural de maneira prática e sem os altos custos frequentemente associados a atividades de intercâmbio internacional.

Esse modelo de ensino colaborativo é uma ferramenta simples e poderosa para a internacionalização das instituições de ensino superior, pois conecta estudantes e professores de diversos países sem a necessidade de mobilidade física.

Além de democratizar o acesso a uma educação internacional e de qualidade para os alunos, auxiliando na ampliação de suas competências pessoais e acadêmicas, o modelo também tem um papel fundamental na construção de redes internacionais de contato e pesquisa, abrindo caminhos para aproximação e fortalecimento de outras parcerias estratégicas entre pesquisadores e instituições.

Em sua primeira edição, o evento contará com uma estrutura diferenciada, visando proporcionar uma experiência completa e dinâmica aos participantes. No primeiro momento, que ocorre na parte da manhã, serão realizadas palestras informativas conduzidas por especialistas, com o objetivo de apresentar e familiarizar o público com fundamentos conceituais essenciais para o tema em questão. No segundo momento, que ocorrerá na parte da tarde, os participantes poderão consolidar ainda mais seu aprendizado através da aplicação dos conhecimentos adquiridos em um workshop interativo. 

O evento é aberto para quaisquer docentes já atuantes ou discentes e técnico-administrativos que tenham interesse em atuar na área da docência, sem necessidade de vínculo oficial com a UFSM. Porém, para que as atividades possam ser desenvolvidas de forma mais eficiente, as vagas para as palestras da manhã serão inicialmente limitadas a 100 inscritos e as vagas para o workshop serão limitadas a 40 inscritos. 

As inscrições podem ser realizadas até domingo (16), por meio do formulário disponível na página oficial do evento, onde também consta a programação completa, ou neste link

A iniciativa evidencia o compromisso da UFSM em consolidar sua internacionalização, alinhando-se aos avanços da ciência em escala global e promovendo uma formação abrangente e equitativa para seus estudantes. 

Assessoria de Imprensa
Universidade Federal de Santa Maria