Na manhã deste domingo (12), ocorre a segunda prova do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2025, com questões de conteúdos referentes ao segundo ano do Ensino Médio. A prova do Vestibular teve um índice de abstenção de 25% no primeiro dia, e um total de 12.574 inscritos, um aumento de 22% comparado ao ano de 2024.
Em frente ao Centro de Tecnologia (CT), no Campus Sede, onde fariam as provas, Ana Clara Berlitz, de 24 anos, de Rolante, e Alessandra Marcon Trombeto, de 18 anos, de Passo Fundo, ambas prestando o vestibular para Medicina, se preparavam para a prova. Alessandra relatou estar tranquila e que se sente preparada para a prova, apenas apreensiva pela redação. “Vamos ver no que vai dar, e se não, procurar o próximo ano”, disse. Além disso, comentaram que o trânsito estava movimentado, por isso se programaram para chegar cedo ao local de prova.
Os amigos Ana Júlia Valentini da Silva, que veio de Ivoti e está prestando o vestibular para Arquitetura, Arthur da Rosa Langoni, que veio de Campo Bom, e Ana Pereira de Lima, do município de Dois Irmãos, ambos prestando para Medicina, todos de 19 anos, contam que se conheceram no cursinho. Arthur mencionou que está mais tranquilo por ter mais facilidade com os conteúdos do dia, mas também nervoso pela temida redação. Ele comentou ainda que a prova do dia anterior estava cansativa pela quantidade de textos.
Ana Júlia Valentini da Silva, Arthur da Rosa Langoni e Ana Pereira de Lima, todos de 19 anos, fizeram cursinho juntos
Já em frente ao prédio 16A, Maria Eduarda de Almeida, de 17 anos, natural de Ijuí, prestando vestibular para o curso de Direito Noturno., relatou estar receosa pelo fato de a prova do segundo dia ter dois turnos. Aluna do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, ela conta que se sente preparada, e que não achou o primeiro dia tão difícil.
Dois cursos mencionados pelos vestibulandos estão entre os mais concorridos em 2025: o curso de Medicina tem um total de 5.521 inscrições homologadas, e o curso de Direito Noturno tem 413 inscrições.
Trânsito
Os guardas municipais relatam que o trânsito estava tranquilo nesta manhã, e que não houve contratempos. Também contam que os horários mais agitados são o início e o fim da prova.
Maria Eduarda de Almeida, de 17 anos, veio de Ijuí para prestar o vestibular de Direito
Vestibular em outras cidades
Ao todo, o Campus de Santa Maria recebe 12.274 inscritos para o vestibular, que também ocorre nas cidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Já o Processo Seletivo Seriado (PSS) teve um aumento de 114% de inscritos, totalizando 6.593 inscritos em 2025, e ocorre nas cidades de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas e Uruguaiana, além de Curitiba e Florianópolis.
Prova da tarde
Pela tarde, a última prova contempla questões referentes a conteúdos do terceiro ano do Ensino Médio, mais a redação, que poderá ser dos gêneros Carta Aberta ou Artigo de Opinião. A prova ocorre das 13h30 até 18h30, e os portões abrem às 12h30.
Confira imagens da movimentação no Campus Sede nesta manhã:
Texto: Giulia Maffi, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Laurent Keller, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
UFSM
Comentários