A Votorantim Cimentos estabeleceu a meta global de atingir 25% de mulheres em posições de liderança até 2030 e encerrou o ano de 2024 com o índice de 24,8%. Divulgação.
Em 2024, o número de empregadas na fábrica de Esteio (RS) da Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, aumentou 62,5%, saindo de oito para 13 mulheres. Hoje, 50% dos cargos de liderança nessa fábrica são ocupados por mulheres. O crescimento significativo no número de mulheres na unidade está em evolução e contribui para a mudança da realidade no mercado de trabalho gaúcho. Segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o estado encerrou 2023 com 855,3 mil trabalhadores nos setores de Indústria e Construção, sendo 266,2 mil (31%) mulheres e 589,1 mil (69%) homens.
Uma das novas empregadas da Votorantim Cimentos em Esteio (RS) faz parte desse contingente feminino na indústria. Júlia Pinheiro de Oliveira, 19 anos, começou na unidade gaúcha como jovem aprendiz, em 2023. Depois de uma breve experiência em outra empresa na região, foi contratada há três meses pela Votorantim Cimentos como operadora de produção. Nessa função, Julia realiza a limpeza e a operação de equipamentos da fábrica, como a paletizadora, que empilha e organiza as embalagens de argamassas em paletes para ser entregues ao mercado. “Desde que comecei aqui aprendi muita coisa, pois tive a oportunidade de atuar tanto na área administrativa quanto na parte operacional da empresa. Essas experiências são fundamentais para meu desenvolvimento e futuro profissional”, afirma Júlia.
Mesmo com pouco tempo após seu retorno à fábrica de Esteio, Júlia já percebe avanços na presença feminina na unidade. “O ambiente melhorou muito de 2023 para cá. Hoje, há mais mulheres. No início, sentia olhares de dúvida, mas encarei como um desafio. Agora, a equipe tem sido maravilhosa, assim como as condições de trabalho”, disse Julia. Além do trabalho de inclusão feminina, a fábrica de Esteio da Votorantim Cimentos tem investido em sua infraestrutura física para receber as profissionais com melhorias como a construção de sala de amamentação, vestiários femininos e banheiro feminino na área industrial.
“Muito mais importante que ter um trabalho formal são as oportunidades e benefícios que a empresa oferece. Aqui, vejo boas condições de trabalho e de desenvolvimento. No WorkPlace (rede social interna da empresa), vi uma publicação que nunca vou me esquecer: uma foto com líderes de diversas áreas da empresa e havia dezenas de mulheres. Isso me estimulou. Daqui uns anos me vejo formada, em engenharia civil ou elétrica, estabilizada financeiramente e em cargos maiores aqui na empresa”, afirma Júlia.
Jornada de inclusão – A Votorantim Cimentos estabeleceu a meta global de atingir 25% de mulheres em posições de liderança até 2030 e encerrou o ano de 2024 com o índice de 24,8%. No Brasil, a companhia contratou em 2024 mais de 100 mulheres para trabalharem em posições de operação, como fábricas, mineração, centrais de concreto e centros de distribuição. Hoje, as mulheres representam 15% dos profissionais que atuam em operações da empresa no Brasil, totalizando 1,1 mil empregadas.
Entre as iniciativas da Votorantim Cimentos para acelerar a inclusão feminina e a inserção em posições de liderança está a Trilha de Capacitação Técnica de Mulheres, um programa de desenvolvimento para mulheres que atuam nas operações da companhia no Brasil desde posições iniciais, como aprendiz e estagiária, até o nível técnico e de liderança nas áreas de Manutenção, Mineração, Produção e Qualidade. Mais de 100 empregadas estão sendo capacitadas pela iniciativa no primeiro ciclo do programa iniciado em 2024. Em 2024, a Votorantim Cimentos também iniciou uma trilha de conhecimento para Desenvolvimento para Mulheres Não Líderes chamado de Protagonismo e Autodesenvolvimento: mulheres construindo caminhos, que teve a participação de 860 mulheres ao longo do ano.
Já o Lidera VC é um programa para o desenvolvimento de mulheres líderes lançado em 2020. Mais de 250 mulheres já participaram do programa, que aborda diferentes temáticas a partir da perspectiva de gênero e inclusão, como estereótipos de gênero, negociação, liderança inclusiva, liderança estratégica e imagem profissional.
Os processos de recrutamento e seleção, principalmente de porta de entrada, também são exemplos de diversidade e inclusão. O Programa de Trainee 2025 da Votorantim Cimentos teve foco em áreas corporativas, como Recursos Humanos, Governança Corporativa, Logística, Marketing Estratégico, Suprimentos, Transformação Digital, Vendas & Marketing e Tecnologia da Informação (TI). Na nova turma iniciada em janeiro deste ano, dos sete participantes, seis são mulheres. Já em 2024, o Programa de Trainee Industrial buscou jovens profissionais na área de engenharia para desenvolvimento de carreira nas operações da companhia. Atualmente são oito trainees participando do programa, sendo seis mulheres que atuam nas fábricas de Xambioá (TO), Itaú de Minas (MG), Sobral (CE), Rio Branco do Sul (PR) e Cantagalo (RJ).
O Programa Evoluir é uma iniciativa da Votorantim Cimentos que oferece qualificação profissional gratuita aos moradores e empregados das localidades em que a empresa atua, ampliando as oportunidades dos participantes no mercado de trabalho e reforçando o compromisso de construir um legado positivo para a sociedade. Os cursos técnicos são realizados em parceria com entidades de formação técnica profissional, como o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). Em 2024, foram concluídas 17 turmas com 230 vagas ofertadas nos cursos, sendo 155 vagas destinadas para mulheres. Os cursos são nas áreas de Manutenção Mecânica, Eletricista Industrial, Mineração, Máquinas Industriais, Eletromecânica, Química, Soldagem. Além das comunidades locais, alguns programas também são direcionados à capacitação técnica e profissional para empregados e empregadas.
“O aumento no número de mulheres em nossa fábrica de Esteio mostra nossos esforços para fortalecer cada vez mais o pilar de gênero em nossas operações. Diversidade e inclusão, para nós, é uma questão de competitividade e essencial para avançarmos também em inovação e na evolução dos negócios da companhia”, afirma o gerente da fábrica de Esteio, Alex de Jesus Felix.
Sobre a Votorantim Cimentos
A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br
Na Votorantim Cimentos há 2 anos, Júlia planeja seu futuro em cargos de liderança dentro da empresa. Divulgação.
Júlia Pinheiro de Oliveira, 19 anos, começou na unidade gaúcha como jovem aprendiz, em 2023. Hoje, atua como operadora de produção. Divulgação.
Informações – Votorantim Cimentos
Regional Sul – NQM Comunicação
Comentários